junho 10, 2007

Proa 17/4 - Agregação e distribuição de Conteúdo


Após a leitura do texto: Distribuição de Conteúdos e Aprendizagem On-line, estas são minhas considerações: RSS e ATOM são recursos tecnológicos que agregam e distribuem conteúdos, através de documentos XML ( que capturam texto, imagem, som). Esses documentos são reunidos num agregador. Através de um aplicativo (Sharpreader ou Bloglines, p.ex.), esse conteúdo pode ser rapidamente visualizado, dispensando o acesso direto de blogs, sites, notícias.
O uso integrado de diferentes tecnologias na Internet têm facilitado cada vez mais a vida dos internautas, otimizando tempo/trabalho/divulgação e acompanhamento de atualizações. Este é um recurso que nós poderíamos ter aprendido a usar desde o início do curso, assim como o
Google Alert, que só agora descobri que existe.
As tecnologias de agregação e distribuição apresentam muitos benefícios:
  • dispensa o acesso a diferentes endereços de blogs e sites, visto que através de um único recurso pode-se visualizar seus favoritos;
  • torna a leitura atualizada e ágil, pois notifica qualquer alteração feita;
  • pode-se visualizar até pelo celular ;
  • facilita a leitura conforme interesses, pois cria-se pastas de acordo com o conteúdo;

O Bloglines é um aplicativo da web, disponível on-line ( não é preciso fazer o download p/ seu pc) que oferece ainda o compartilhamento de leituras, favorecendo o trabalho pedagógico e o acompanhamento por parte do professor das leituras e produções dos alunos.

O Google Alert proporciona a busca ininterrupta de até cinco pesquisas diferentes ( vou testar esse recurso).

Não pude acessar o Projeto Argumento, que funciona como uma blogoteca onde são agregados todas as produções dos educadores ligados ao TRAMSE; não há normas de publicação nem comissão p/ avaliar os textos. É uma idéia extremamente democrática, pois há links onde podem ser feitos comentários e críticas, sendo possível postar textos que respondam/ critiquem outras produções publicadas, permitindo uma ampla troca de idéias, através da colaboração e do diálogo.

É necessário conhecer os recursos existentes para melhor aproveitá-los conforme o trabalho a ser desenvolvido, pois são muitas as possibilidades de uso educacional.

Nenhum comentário: