junho 25, 2007

Proa 17/16 - Relatório Individual

A 4ª semana iniciou, na verdade, no final da 3ª, onde foi publicada a tarefa, o grupo e seus componentes e o aplicativo que iríamos pesquisar. Passei email para meus colegas via eproinfo, pedindo que cuidassem a divulgação exata da tarefa e os prazos. Na 2ª-feira passada criei o blog colaborativo, indicando os nomes (emails) dos colegas para que fossesm administradores do blog junto comigo.
Nesse mesmo dia iniciei a pesquisa sobre o Basecamp, acessando o endereço fornecido pelas professoras. A página era em inglês, pra minha decepção ( confesso). Lembrei que no blog da disciplina havia sido dado um endereço de um tradutor: Altavista, que prontamente utilizei. A tradução é tal qual a palavra escrita, o que às vezes torna difícil o entendimento. Apelei também para o tradutor do Google, utilizando páginas traduzidas.
A minha primeira contribuição foi tentar esclarecer alguns dos recursos que o ambiente oferece. Aliás, fico na dúvida para definir o que é um aplicativo, um ambiente, uma ferramenta. Iniciei o texto, mas tive dificuldades com os termos traduzidos, por ex.:lista de "tumulto", ou então compartilhar "de limas". Escrevi como entendi, não sei se está correto.
Fiz meu cadastro no Basecamp, escolhendo uma versão livre e gratuita, pois todas as outras eram pagas conforme sua capacidade de armazenamento de dados e projetos/pessoas ligados a sua empresa, firma, grupo,etc. Nesse momento, feito com muita calma, iniciei a captura das imagens para o tutorial, salvando-as no paint e já fazendo as devidas anotações em português e com flechas indicativas. Esta atividade levou bastante tempo. Feito o cadastro, acessei algumas opções para saber como funcionavam.
Criei uma conta no Google docs (1ª vez que uso e estava testando ) com arquivos para o relatório geral e a versão inicial do grupo. Combinamos o prazo até às 20h de 25/6 para editarmos o texto colaborativamente, para depois publicarmos no blog. Penso que poderíamos inclusive já usar o Basecamp para a realização do nosso trabalho.
Não modifiquei muita coisa no nosso blog, mas pretendo acrescentar contador, calendário, mais links, etc.
Nesse meio tempo, pelo bloglines acompanhei o blog das colegas: Cristiane, Elisalandi, Ermelina e Elke. No Google docs abri arquivo para cada um dos blogs. Fiz anotações quase que diárias. É difícil analisar o trabalho das colegas porque muito das nossas produções depende de dois fatores importantíssimos: tempo e conexão boa. Essa análise já está postada.

Um comentário:

Suzana Gutierrez disse...

Oi Beatriz

Nossa orientação era usar o blog para a construção de todas as atividades em grupo. O google docs , se não for compartilhado, fica inacessível para vermos o trabalho de cada um.

Poderias me enviar um convite para acessar este documento colaborativo ao qual te referes?
(ssguti@gmail.com)
abraço!