junho 03, 2007

Proa 17/3 - Reflexão

A atividade inicial foi a leitura do texto , mas não publiquei nada no blog a respeito, talvez publique no blog do curso.
A primeira tarefa pedida foi a criação de um blog específico para esta disciplina, com uma apresentação pessoal. Às vezes fico na dúvida do que postar, com medo de ser ou objetiva, impessoal demais ou subjetiva.
Feito isso, havia uma lista de blogs ou sítios para serem visitados, explorados. Visitei quase todos, mas escolhi três para esta tarefa, deixando comentários nos mesmos. Acredito que cada um deles reflita um pouco a personalidade, o jeito de ser do seu autor. Um breve exemplo é o blog do professor de Física: sucinto, direto, sem muitos enfeites. Já o professor de Filosofia recheia seu blog com muitas postagens, numa longa conversa com o visitante.
É interessante notar que cada blog tem características próprias, desde o modelo, cores usadas, uso ou não de imagens, recursos disponíveis. Uma das colegas do Proa 17b é professora de Artes e fez uma avaliação dos blogs como tal. Creio que fica difícil dissociar nossas idéias, pensamentos, emoções do visual que apresentamos, seja na roupa, cabelo, casa ou blog. É claro que é preciso cuidados básicos, que não interfiram no objetivo do blog. Um blog voltado para o público infantil necessita de visual colorido, muitas imagens e gifs, texto mais curto; outros blogs, voltados para um tipo diferente de visitante, deve atender a expectativa do grupo que pretende atingir.
Havia esquecido de como inserir link no próprio texto, mas creio que este é um recurso que tem uso limitado, porque numa linha, onde há 3,4 links o leitor fica com vontade de acessar p/ ver o que há mais e pode perder tempo.
Visitei os blogs das colegas que já haviam publicado e fiz links para cada um deles, também deixei comentários. Acho importante ver o quê os outros estão fazendo e como estão, porque não há um igual ao outro.
As dificuldades que encontrei referem-se as coisas que ainda não sei, como recurso de busca, abrir link noutra janela ( agora vou seguir as orientações da Su, atividades da 2ª semana)entre outros. Gostei muito das mudanças no blogger, porque antes p/ inserir link, música, cursor diferente, calendário era um verdadeiro parto, agora está bem mais fácil.
E agora, rumo a segunda semana: Que venga el toro!!

Um comentário:

Suzana Gutierrez disse...

Oi Bia

Não concordo contigo sobre os links. Links são portas deixadas para que a curiosidade de nosso leitor possa se expandir. Às vezes, ele nem volta, parte para novos caminhos por meio de uma porta que deixamos.

Porém, as portas existentes por aí, trazem para o nosso espaço aqueles curiosos que lá longe resolveram verificar para onde ia aquele link. Links são ligações e é deles que a rede é formada. Quanto mais links, mais caminhos e, portanto, rotas mais curtas (ou mais longas) que unem os diversos conteúdos e as diversas pessoas que estão por traz deles.

Se olhares no blog da disciplina, ou no meu blog, verás abaixo das postagens um link: "links para esta postagem". O blogger pesquisa e agrega ali links que foram feitos especificamente para aquela postagem e o autor tem, assim, outra forma de saber o que foi comentado sobre o que escreveu e dialogar.

abraço!
Suzana