julho 06, 2007

Proa 17/24 - Auto-Avaliação

Auto-Avaliação:

Esta foi uma disciplina que eu batalhei para participar, a orientação era de que devíamos optar por duas. Sempre foi minha 1ª opção, mas como houve matrícula e rematrícula , acabei inscrita em outras duas e não de de Blogs e Flogs. Reclamei à coordenação, houve reorganização das rematrículas e acabei inscrita em três opcionais. Sou da turma 2/RS e estou fora do prazo da minha turma. Mas valeu a pena, a disciplina foi desenvolvida de forma muito dinâmica, às vezes, de forma frenética, com muitas atividades concomitantes, que envolviam muito tempo e para quem não está diretamente no Laboratório de Informática ou em algum NTE fica difícil acompanhar.
Já sabia um pouco sobre blogs, até porque tivemos que criar um no início do curso p/ registro de todas as atividades. Aprendi mexendo, porque o modelo antigo era com linguagem HTML, então para inserir um cursor, calendário, links, era uma dificuldade. Com o novo modelo do blogger, ficou bem mais fácil adicionar elementos de página. Na disciplina, aprendi muito mais sobre os recursos que o blog oferece, como mudar modelo, fontes e cores, adicionar figura no cabeçalho, pequenos detalhes que na hora de visualizar fazem muita diferença.
Uma das atividades mais interessantes foi a de visita e análise dos blogs dos colegas. Aprendemos muito lendo as postagens dos colegas, refletimos sobre a nossa clareza ao redigir um texto, notamos se o blog está bem apresentado ou é meio desleixado. Na verdade, fizemos muitas comparações e arrisco a dizer, imitações. Gostei de um determinado recurso, faço no meu blog também. Essa visita aos blogs, embora demandasse bastante tempo, serviu como atividade auto-reflexiva, porque avaliamos nos outros blogs o que valorizamos ou não nos agrada para fazermos no nosso. Mas nem sempre sabemos aceitar e acatar as críticas. Particularmente, tenho medo de pecar pelo excesso de cores,gifs, som, vários recursos misturados...Normalmente, poria imagem (foto ou gifs) em todas as postagens, combinaria a cor da letra com a figura, mas como é o nosso "caderno virtual", preferi ser mais singela na apresentação.Outro ponto a destacar foram as dicas e recursos, que nos auxiliaram bastante. Fiquei encantada com a tecnologia que permite agregar e distribuir conteúdo, agilizando nosso tempo e facilitando o trabalho de acompanhamento de blogs e sites interessantes, além de poder incluir diretamente os links no nosso blog. Não sabia usar a tecla Print Screen e com as dicas dadas, aprendi a utilizá-la, a captar imagens para os tutoriais (que adorei fazer, embora demorados) e dos blogs das colegas para análise.
A dificuldade maior que senti foi em relação ao número de atividades durante cada semana e, após o início do blog colaborativo, a situação piorou, pois embora as tarefas fossem bem detalhadas (o quê, onde e quando postar) várias vezes me perdi e tinha que retornar ao blog da disciplina ou anotar, especificando bem as solicitações. Alguma coisa ficou p/ trás .
Além de tudo que conheci, um fato que me emociona, me sensibiliza muito é compartilhar essas aprendizagens com minhas colegas do NTE, situação que ao longo do curso e, especialmente desta disciplina, gerou muitas trocas.
Sinto que muitas vezes não tenhamos tido tempo suficiente para ler e acompanhar com mais dedicação o trabalho dos colegas, mas quase terminando o curso, teremos mais tempo para navegar livremente e pesquisarmos o que nos interessa.
Acompanhei alguns trabalhos do Proa 17a e lamento que não tenhamos mais tempo para estudar os aplicativos/ferramentas que eles estudaram, mas está aí: no mundo virtual, é só buscar e acessar.

3 comentários:

Jozemar Robassa Júnior - Professor QPM - Especialista em Informática na Educação UFRGS disse...

Eu postei minhas idéias sobre a importância do proa 17 em pesquisar ambientes de aprendizagem. Como voc6e conhece muito sobre o assunto e eu sou um iniciante no CRTE (NTE) pode modificar, apagar ou excluir como quiser.

Elke disse...

Olá, Beatriz. Bom dia!

Você testou todas as ferramentas opcioanais. Como vc fez para enviar as postagens por e-mail. Quero ver se fiz certo?

Elke disse...

Oi, Bia.

Eu também segui as dicas do curso, o que eu quero saber é depois que vc pegou o endereço email to blogger, o que vc fez com ele. Ou o que vc fez depois disto?

Hoje à tarde, não terei tanto tempo. Mas lá pelas 4h, vou ver se dá de entrar.
Beijos